Bandas Blog Hard Rock

Led Zeppelin Discografia

  1. Led Zeppelin III
  2. Coda
  3. Led Zeppelin II
  4. Houses Of The Holy
  5. Led Zeppelin IV
  6. The Song Remains The Same
  7. Presence
  8. Led Zeppelin
  9. Physical Graffiti
  10. In Through The Out Door
  11. Led Zeppelin Remasters

 
led-zeppelin-discografia
 
 

Led Zeppelin Discografia – como tudo começou

 
Led Zeppelin foi uma banda britânica do rock formada em 1968, que transcendeu qualquer gênero musical. Ela é sempre citada como protagonista do Heavy Metal e do Hard Rock, embora seja bastante voltada para o blues-rock. Leia a história completa neste post Led Zeppelin Discografia.
 
Entre as mais populares e influentes músicas está a de seu quarto álbum “Stairway To Heaven”, que consolidou o grupo como superstars. Como um dos grupos mais influentes da história do rock, foram os únicos a colocar todos os seus álbuns no Top 10 das paradas norte-americanas da Billboard.
 
Embora eles permanecessem bem sucedidos, na década de 1970 após o fim da banda a agenda de shows foi limitada pelas dificuldades e circunstâncias pessoais dos membros.
 
Com a morte do baterista John Bonham em 1980, foi colocado um fim definitivo na banda, apenas reunindo em ocasiões especiais como em 1985 a participação do concerto beneficente Live Aid com Phil Collins e Tony Thompson na bateria.
 
Led Zeppelin é o grupo mais vendido da história, estimando-se que a marca desse record esteja entre 200 a 300 milhões de álbuns em todo mundo.
Somente nos EUA 111,5 milhões certificados , o classificaram como a segunda banda mais vendida. A revista Rolling Stone os descreveu como a maior banda de todos os tempos, a maior banda dos anos 70 e sem dúvida uma das bandas mais duradouras da história do Rock.
 
O Rock and Roll Hall of Fame afirmou que a banda estava tão influente na década de 70 como Beatles na década anterior.
 
1968 – A banda anuncia o nome oficial e faz sua primeira apresentação na Universidade de Surrey em Guilford.
 
1969 – O grupo editou o seu primeiro álbum Led Zepp elin, uma combinação de blues, rock, e influências orientais com amplificações distorcidas, que trouxe o surgimento do Heavy Metal, embora Plant ache injusta essa denominação, já que um terço de sua música era acústica. O imediato sucesso do primeiro disco foi o pontapé de saída da banda, principalmente nos EUA onde a maior parte do tempo atuariam e onde as vendas de seus discos foram suplantadas apenas pelos Beatles.
 
A princípio apesar do sucesso de vendagem , era alvo de críticas negativas. Mas ao longo dos anos passou a ser aclamado mundialmente, sendo considerado um dos maiores álbuns de todos os tempos: 0 29 melhor álbum declarado pela revista Rolling Stones. Aparece também na lista dos 200 álbuns definitivos no Rock and Roll Hall of Fame.
 
Ainda em 1969 lançou o Led Zeppelin II que incluía o sucesso Whole Lotta Love que conduziu o rítmo que definia o som da banda. Foi um sucesso ainda maior do que o primeiro álbum e alcançou a posiçã o número um nas tabelas dos EUA e Reino Unido. Seu som era pesado e duro, brutal e direto e foi influência para outras bandas. É um dos álbuns mais pesados da banda.
 
A banda também gostava do rock and roll estadunidense, tocando, por diversas vezes, músicas de Elvis Presley e Eddie Cochran em seus shows. Com performances ao vivo que alcançavam 2 horas ou mais de duração e em alguns casos como no Texas Pop Festival de 1969, chegou a tocar por 4 horas seguida.
 
 

Led Zeppelin Discografia – anos 70

 
1970 – A banda se recolhe para Bron Yr-Aur, à uma cabana em Snowdonia, no País de Gales, sem eletricidade ou água encanada. Isso resultou num som mais acústico, o que gerou críticas negativas na época. Nesse ano foram editados pela gravadora os singles Immigrant Song e mais 9 outros, todos sem autorização do grupo, que viam seus álbuns como indivisíveis. Com a frustação a banda passou a evitar a televisão, preferindo que seus fãs os vissem ao vivo.
 
1971- O auge da banda, com várias tendências musicais fundidas. Seu quarto álbum, que não possui título, mas é habitualmente designado de Led Zeppelin IV, incluía faixas como Back Dog, o misticismo folk de The Battle of Evermore e a combinação de dois estilos em Stairway to Heaven, um grande sucesso nas rádios e aclamada por muitos como sendo o maior clássico do rock de todos os tempos, esse álbum também contém uma memorável regravação de When the Levee Breaks de Menphis Minie.
 
1973 – Seu álbum seguinte foi Houses of the Holy continha músicas longas e experimentais. Esse álbum bateu os recordes de audiência. Foi o último álbum lançado pela Atlantic Records.
 
1974 – O quarteto lançou seu próprio sêlo, a Swan Song Records. Swan Song era o título de uma música do Led Zeppelin que nunca foi lançado, tendo sido gravada posteriormente com o nome Midnight Moonlight no primeiro álbum da banda The Firm, após o final do Led Zeppelin.
 
1975 – Foi lançado o primeiro álbum duplo, o Physical Graffiti, que continha uma enorme diversidade de estilos que iam do folk e rock progressivo ao Heavy Metal.
Pouco tempo depois do lançamento de Physical Graffiti toda a produção anterior do Led Zeppelin atingiu a lista dos 200 mais vendidos, o que nunca tinha se visto anteriormente.
 
Se a popularidade da banda em palco era estrondosa, a sua fama pelos excessos era ainda maior. Eles viajavam em jato particular, alugavam pisos inteiros de hotéis e tornaram-se objeto de algumas das histórias mais esdruxulas, envolvendo danos materiais a quartos de hotéis, aventuras sexuais, abusos de drogas e culto a magia negra.
 
1976 – A banda fêz um intervalo nas turnês. Gravou seu sétimo álbum Presence. O álbum conquistou disco de platina antes de chegar às lojas, algo inédito para época, e marcou mais uma fase no estilo da banda que abandonou os arranjos complexos de álbuns anteriores, se afastando gradativamente do Heavy Metal. No final dess e ano saiu o filme The Song Remains The Same e a sua trilha sonora, gravado anteriormente.
 
1978 – A banda voltou ao estúdio para gravações do In Through the Out Door. Agora eram 8 discos no Top 200 da Billboard e shows e ingressos esgotados por todos os lados que se apresentaram. Esse álbum chegou ao topo da lista do Reino Unido e dos EUA, embora a banda já fosse considerada antiga. Nos meios mais jovens o Reino Unido vivia a ascensão do Punk Rock e o Led Zeppelin ficava cada vez mais distante de seu som avassalador inicial.
 
 

Led Zeppelin Discografia – anos 80

 
1980 – Morre o baterista John Bonham, o que serviu para dar fim a carreira do Led Zeppelin
 
1982 – Dois anos depois da morte de John, a banda editou Coda, uma coleção de músicas não editadas. Foi o último álbum lançado por eles.
 
1985 – O Led Zeppelin reuniu-se para o concerto Live Aid, com Tony Thompson e Phil Collins na bateria. Tentaram reunir-se novamente para voltar, mas um grave acidente envolvendo Thompson pôs fim a esta intenção.
 
 

Led Zeppelin Discografia – anos 90

 
1997 – Foi lançado o primeiro álbum do Led Zeppelin em 15 anos, BBC Sessions.
 
1999 – Led Zeppelin II, foi certificado 12 X platina pela Recording Industry Association of America por sua venda superior a 12 milhões de cópias.
 
 

Led Zeppelin Discografia – anos 2000 até hoje

 
2003 – Foi lançado o álbum How the West Was Won e o DVD Led Zeppelin. Até o final desse ano o DVD tinha vendido mais de 520 mil cópias.
 
2006 – A banda recebeu o Prêmio Polar de Música, um dos que mais tem prestígio no mundo da música, como a melhor banda de rock de todos os tempos.
 
2007 – A banda anunciou seu retorno aos palcos em uma única apresentação para 20 mil pessoas em show beneficente. Em novembro foi lançado um novo CD intitulado Mothership uma coletânea de canções escolhidas pela própria banda, com nova remasterização.
2008 – Jimmy Page e John Paul Jones tocaram Rock and Roll e Ramble On juntos com Dave Grohl e Taylor Hawkins, no DVD Foo Fighters Live At Wenbley Stadium .
 
2009 – Foi declarado que os planos de reviver a banda fora abandonado.
 
 
 

Formação:

Jimmy Page – guitarra.
Robert Plant – vocal, harmônica e gaita.
John Bonham – bateria.
John Paul Jones – baixo, bandolim, teclados.
 
 
 

Led Zeppelin Discografia – principais videos

 

 

 

 

 

 

 

 

 
 
 
 

VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 0.0/10 (0 votes cast)
VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 0 (from 0 votes)

Faça Seu Pedido Dê Sua Opinião

Você sentiu falta da sua banda favorita?

Deixe seu pedido ou expresse sua opinião.

Clique Aqui

Contato do Blog Hard Rock

Ajude-me a manter o Blog em ordem, entre em contato caso encontrar algum link quebrado ou caso queira enviar alguma mensagem.

Quer divulgar sua banda?

Se você tem uma banda de Rock e quer divulgar seu trabalho, entre em contato conosco, analisaremos o material e disponibilizaremos online.